domingo, 15 de abril de 2012

Memorial da América Latina

Exposição "Guerra e Paz"

Na exposição de Cândido Portinari, os quadros expostos, representam vários tipos de situações que nos fazem lembrar do que vivemos hoje.

Guerra e Paz

Há o bem e o mal e numa forma clara de representar esses conceitos surgiu o "Projeto Guerra e Paz". Portinari apresenta dois painéis para que as pessoas vissem separados os dois lados. Após isso numa ideia genial, juntou os dois, criando um embate entre os conceitos mais questionados do mundo.
Ele descreve nos painéis a junção de vários sentimentos, como dor, tristeza, perda e a destruição. Tentando assemelhar-se a algo bíblico ele acrescentou a imagem dos quatro cavaleiros  como uma forma de representar o apocalipse fazendo-os pedir o final do horror ali existente.


Esses sentimentos são passados para nós a partir do jeito em que as mulheres foram retratadas. Algumas delas com as mãos no rosto como se estivessem chorando, outras com os filhos mortos nos braços e a maioria com os braços estendidos para o Céu como se estivessem pedindo a salvação.
Outro aspecto que pode ser notado é que no Painel Guerra há uma predominância de cores fortes e escuras, que nos remete a ideia da junção dos piores sentimentos que assombram o homem.


Já o Painel Paz, a representação é o oposto. Nesse painel ele representa a junção de alegria, harmonia... Uma espécie de alívio e esperança. Vários exemplos disso são como o coral de crianças cantando, algumas brincando no balanço, outras dançando. Tudo para realçar o conceito que o próprio Portinari descreve de eterna infância. Outra característica importante é a tonalidade das cores que agora são mais claras e suaves, em relação ao da Guerra.


Após sua morte, sua arte não foi esquecida e o Projeto Guerra e Paz depois de anos de sua conclusão passou por pequenas restaurações. Uma curiosidade: o Painel Guerra sofreu vários reparos já o Paz quase não foi restaurado. Seria isso apenas uma simples coincidência do destino? Ou não?







2 comentários:

  1. Gisele parabéns..
    Estive este final de semana visitando a obra "Guerra e Paz", achei magnífico e a Sofia também curtiu muito.
    Fico muito feliz quando descubro que meus alunos estão mais interessados em fazer um passeio cultural do que assistir Luciano Hulk.
    VIVA O CONHECIMENTO.........
    Chicão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tio César pela iniciativa de possibilitar este contato dos nossos alunos com esta riqueza cultural.

    Rubens Ferrer

    ResponderExcluir